História

Continuando a sua paixão sem limites pelo gado zebu, o Dr.Souto obteve a oportunidade de adquirir no município de Joaquim Felício-MG, próximo a cidade de Montes Claros - MG, no ano de 1991, uma linda fazenda com seus 3.800ha, a qual deu o nome de Bhavnagar , em homenagem ao seu grande amigo Pradip Singhi, morador de Bhavnagar na Índia. Resolveu de pronto, devido as ótimas terras da fazenda e abundância de água, criar gado de corte. E por que não o Nelore? Reformou todos os pastos que antes tomados pelo mato se transformaram em belíssimas pastagens e colocou sobre elas o manto branco e precioso da mais alta seleção de gado de elite, todo ele registrado e controlado pela Associação Brasileira de gado Zebu-ABCZ e inscrito no programa de pesagem da mesma associação, sendo o plantel todo rastreado desde o momento do nascimento.

Usando o mesmo critério da mais alta seleção do Gado Gir da Fazenda dos Poções e do Nelore da Fazenda Bhavnagar, o Dr. Souto colocou nesta fazenda, além do Nelore o Gado Guzerá, também com sua parcela de gado de elite registrados pela ABCZ.

Com o Nelore e o Guzerá são feitos cruzamentos e destes cruzamentos se origina o Guzonel. Nas matrizes Guzonel é usado um touro da raça Bhraman, com o fito de se obter um cruzamento Tricrós de machos e fêmeas.

Á frente de todo esse maravilhoso e delicado trabalho, se encontra o nosso dedicado gerente e agrônomo, Juliano Belisário ,a quem agradecemos muito por sua dedicação e competência.

A Fazenda Bhavnagar vem se empenhando em sempre melhorar o seu plantel e suas instalações, usando a mais alta tecnologia de Inseminação Artificial, Transferência de Embrião e Fertilização In Vitro.

A todo instante, somos procurados por estudantes de todo o Brasil para estágios, especializações e Dias de Campo e estamos sempre de portas abertas para ajudar no conhecimento e melhoramento de todos.

Fazenda Bhavnagar: